Entrada Todas as Notícias Visita às Termas do Inatel (Entre-os-Rios) e às Termas de S.Vicente (Penafiel).
Visita às Termas do Inatel (Entre-os-Rios) e às Termas de S.Vicente (Penafiel).

No dia 29 de Outubro de 2010, os alunos da Turma TE01, do Curso Profissional de Técnico de Termalismo, a funcionar pela primeira vez na EPALC, deslocaram-se às Termas do Inatel (Entre-os-Rios) e às Termas de S.Vicente (Penafiel).

Esta Actividade/Visita de Estudo, foi realizada no âmbito das disciplinas de Técnicas de Hidroterapia e de Técnicas e Terapias de Apoio à Actividade Termal, procurando através desta que os alunos pela primeira vez tomassem contacto com a realidade associada às Estâncias Termais.

Durante estas visitas os alunos tiveram oportunidade de dialogar com Técnicos de Termalismo, aprofundando as temáticas relacionadas com o carácter terapêutico das águas minerais naturais, assim como estas se aplicam nos mais diversos tratamentos, sejam estes de carácter respiratório ou reumatológico.

As Termas de Entre-os-Rios são famosas pela sua água sulfúrea, sendo esta especialmente aconselhada para o tratamento das vias respiratórias e doenças do foro reumático. Além dos tratamentos de balneoterapia as Termas possuem uma unidade de Fisioterapia.

terma0.jpgterma1.jpg

Fig 1 e 2 – Alunos registando informações ao longo da visita aos diversos equipamentos termais

As Termas de São Vicente com o Balneário Termal completamente renovado, reabriram em Abril de 2008.

As ruínas do “Balineum” luso-romano postas a descoberto em 1903, atestam o valor que já os romanos davam às águas de São Vicente, classificada como a mais sulfurosa do país e, quimicamente, é hipotermal (temperatura média de 18,5º C), hipomineralizada, carbonatada sódica (alcalina), silicatada, iónica e sulfúrea sódica. Estas Termas estão indicadas, preferencialmente para o tratamento de afecções reumáticas e músculo esqueléticas e vias respiratórias.

As Termas de S.Vicente possuem hoje uma piscina termal que constituí um dos pólos terapêuticos e de bem-estar mais atractivos das modernas instalações e, actualmente, é considerada a melhor piscina da Península Ibérica em qualquer tratamento. Aqui o aquista pode desfrutar de um maravilhoso e relaxante tratamento consoante as suas reais necessidades. Neste espaço são possíveis vários tratamentos, tais como a hidromassagem sequencial, o pescoço de cisne, o leque, a cascata, o banco e as camas com aerobanho, o corredor de marcha e o jet stream, entre outros. No final, os tratamentos fornecem aquela força vital, que dá equilíbrio e energia, segundo as leis da harmonia da natureza, ou seja, um perfeito bem-estar de saúde e estética.